segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O drama do processo criativo



Fazendo uma análise do trabalho criativo, em um primeiro momento, ele é o mais recompensador, animador, prazeroso... Afinal não é um trabalho burocrático, ou operário. O importante não é sua capacidade de apertar botão ou resolver problemas de outras pessoas. Nada contra a quem trabalha assim, não estou menosprezando - muito pelo contrário, o que seria da sociedade sem esses tipos de trabalho? - só estou mostrando que esse não é o trabalho do criativo... Quer dizer, não deveria ser!
Atualmente vivemos no dilema dos tempos modernos: Menos tempo, mais trabalho, afinal tempo é dinheiro!
E inclusive - infelizmente, acredito eu - para o criativo também.
Hoje em dia para tudo há demandas, cronogramas e prazos (curtíssimos por sinal), e o criativo não escapa dessa.
São trabalhos pedidos para ontem e é: criar, criar, criar... Mais volume, mais conteúdo, mais rápido.
Comentando sobre isso me lembrei de um texto que li faz alguns dias, sobre o trabalho acadêmico que fazia referência justamente a isso. Sobre como os mestres e doutores hoje em dia também são cobrados quanto a isso. Quantos textos publicou esse ano? De quantas bancas participou? Quantos orientandos? Tudo é pela quantidade, quanto mais, melhor... Mas e a qualidade?
Tanto um trabalho acadêmico quanto em um criativo, na maioria das vezes quantidade não demonstra qualidade. O acadêmico e o criativo necessitam de pesquisa, referências reflexão, busca de novas soluções, fugir do lugar comum... E isso geralmente isso demanda tempo.

Ao mesmo tempo... Algumas pessoas – inclusive alguns criativos – trabalham melhor sobre pressão. Eu tenho uma teoria: É a inspiração do último minuto! Não conseguem criar nada enquanto tem muito tempo para entregar... Mas quando está em cima da hora... No dia anterior da entrega do trabalho, nossa! A criatividade vem a todo vapor. Então se tem uma demanda grande, com prazos sempre curtos, a criatividade está sempre em alta!

Mas cada caso é um caso...

Eu particularmente acredito que misturo os dois perfis, às vezes só tenho inspiração no último minuto é verdade... Mas às vezes tenho certeza de que se tivesse mais tempo, faria algo melhor... Enfim, talvez todo mundo misture um pouco de cada coisa, afinal ninguém é tão engessado... Muito menos os criativos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário